Last Horizon - Spike Edney

Spike Edney


Ligação aos Queen

Após muitos anos como musico de Ben E. King, Duran Duran, The Boomtown Rats e dos Rolling Stones, onde tocou teclados, baixo, guitarra e trombone, foi contractado pelos Queen para tocar sintetizador, piano, guitarra e fazia segunda voz na tournée 'Works'.
Depois, para o 'Magic', adicionou os teclados em algumas músicas e fez nova tournée com os Queen.

Biografia

Philip 'Spike' Edney (nasceu a 11 de Dezembro de 1951) é um músico britânico que apareceu como parte de muitas bandas. A sua mais notável colaboração foi com os Queen desde 1984, ao ponto de ele, ocasionalmente, se descrever como o quinto elemento da banda. Nos meados dos anos 70 gravou e fez uma tournée com The Tymes e Ben E. King, tocando teclado, baixo, guitarra e trombone. Nos finais dos anos 70 foi o director musical de Edwin Starr. Durante o inicio dos anos 80 trabalhou com Duran Duran, The Boomtown Rats, Dexy's Midnight Runners, Haircut 100 e os Rolling Stones.
O seu trabalho com os Queen incluiu na sua maioria os teclados (o seu instrumento principal), e ainda a guitarra rítmica e segunda voz. Acompanhou a banda nas suas tournées desde 1984, e foi a escolha óbvia para o projecto de Roger Taylor, The Cross, tal como para o projecto The Brian May's Band quando fizeram uma tournée em 1993 e 1998.
Em 1994 ele formou a SAS Band (Spike's All Stars), um grupo com uma constante flutuação de pessoal, incluindo às vezes, mas não sempre, músicos dos Queen, Whitesnake, Free, Roxy Music, Toto, Spandau Ballet e artistas solo incluindo Roy Wood, Leo Sayer, Dean Friedman, Kiki Dee, Steven Edney e Paul Young.
Como Freddie Mercury era o primeiro pianista dos Queen, Edney substituiu-o durante a tournée de 2005 e 2006 Queen + Paul Rodgers, tocando todas as partes de piano num Korg Triton. Durante esta tournée ele foi várias vezes referido como "The Wizard" (O Mágico) por Roger Taylor. Também foi o teclista na produção de Londres de We Will Rock You, desde que estreou em 2002.